OTIMIZAÇÃO PARA MECANISMOS DE BUSCAS – SEO

OTIMIZAÇÃO PARA MECANISMOS DE BUSCAS – SEO

O que é SEO?

SEO é a sigla em inglês para a expressão Search Engina Optimization, no nosso português, Otimização para Mecanismos de Busca. Em um pano rápido, podemos defini-lo como um conjunto de técnicas e estratégias aplicadas à um determinado site com o objetivo de fazê-lo melhorar no resultado das pesquisas orgânicas em sites de busca, como o Google ou Yahoo.

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MELHORANDO A POSIÇÃO DE UM SITE GOOGLE

Tanto o algoritmo do Google quanto o dos outros sites de busca aplicam determinados critérios ao posicionarem os resultados uma eventual pesquisa, o que o SEO faz é uma adequação dos sites conforme tais critérios.

As adequações de SEO vão desde um conjunto de técnicas aplicadas à estrutura de código do site até a estratégias que envolvem a escolha de palavras-chave, distribuição de conteúdo e compartilhamento de links. Veja abaixo as etapas de um projeto de SEO:

MELHORANDO A POSIÇÃO DE UM SITE GOOGLE
1. Pesquisa e Planejamento
1. Pesquisa e Planejamento
1. Pesquisa e Planejamento

A primeira fase do trabalho de SEO consiste em analisar o quadro atual do projeto, e realizar diversas pesquisas, principalmente sobre as palavras-chave. Com base nisso, elabora-se um planejamento cujo seu uso será constante durante todo o fluxo do projeto.

2. Definição das Palavras-Chave
1. Pesquisa e Planejamento
2. Definição das Palavras-Chave

Esta etapa se ocupa em organizar e estruturar o conjunto de palavras-chave que foram escolhidas durante a pesquisa. Elas devem ser separadas em grupos de acordo com a estratégia adotada. Nessa fase deve-se também selecionar o conjunto de negativas.

3. Produção de Conteúdo
1. Pesquisa e Planejamento
3. Produção de Conteúdo

Uma das maneiras mais eficientes de se garantir um bom posicionamento nos sites de busca é a produção e distribuição de conteúdo relevante e é disso que essa etapa se ocupa. A partir da definição dos grupos de palavras-chave, é possível se fazer um levantamento de pautas com a produção de artigos , vídeos e outros materiais ricos em informações que possam atrair o público alvo para o site.

4. Otimização do Site
1. Pesquisa e Planejamento
4. Otimização do Site

Esta etapa trata da otimização de todos os componentes da estrutura do site para que ele alcance o topo dos sites de busca. Essa otimização engloba desde as palavras ou termos utilizadas em títulos e textos, passando pelas imagens e chegando até a implementações nos códigos fonte do site.

5. Distribuição de Conteúdo, Links e Análises
1. Pesquisa e Planejamento
5. Distribuição de Conteúdo, Links e Análises

As práticas de promover a distribuição do conteúdo (em redes sociais, email marketing, etc.) e a conquista de links externos (blogs parceiros) que apontem para o seu domínio, quando combinadas, formam uma das mais eficazes para se aumentar o ranqueamento de um site nos mecanismos de busca, e é exatamente essa a proposta dessa fase. Além disso, é iniciado o período de análise e mensuração resultados.