O QUE SIGNIFICAM “UX DESIGN” E “UI DESIGN”?

O QUE SIGNIFICAM “UX DESIGN” E “UI DESIGN”?

Atualmente, a área do design vem se dividindo em novas nomenclaturas e em meio a esse fenômeno originou-se e popularizou-se o “UX Design” e o “UI Design“. Ambas as nomenclaturas, estão ligadas na maioria das vezes à projetos digitais e dispositivos (smartphones, aplicativos, softwares, e-commcerce, site, etc.). Mas a final, qual a real diferença entre os dois?

UX Design

UX é a sigla para a expressão em inglês User Experience, no nosso português (Experiência do Usuário). Por tanto, UX Design é a área que se propõe a entender e também estimular o comportamento e as reações dos usuários mediante a interação determinado dispositivo.

UI Design

UI é a sigla para a expressão em inglês User Interface, no nosso português (Interface do Usuário). Por tanto, UI Design é a área responsável pelo desenho do conjunto de telas e elementos pelo qual o usuário interage com um determinado dispositivo. Levando em conta quais cores e formas compõem cada tela, mas também, como funcionará cada interação com ela.

 

PEÇA JÁ UM ORÇAMENTO DE UX / UI DESIGN!

FAÇA UM ORÇAMENTO

ETAPAS DE UM PROJETO DE “UX DESIGN” OU “UI DESIGN”

Em síntese, podemos concluir que enquanto o UX se ocupa de estudar tudo que tenha relação com sua experiência do usuário, o UI se propõe a conceber as interfaces do usuário, com todos os seus elementos e interações. Por tanto, um é a contraparte do outro, ou seja, o conjunto de interfaces desenhadas pelo UI Design são na verdade a materialização da obra orquestrada pelo UX Design.
Para nos aprofundarmos um pouco mais sobre o tema, temos logo abaixo, as fases de um projeto de UX / UI Design.

ETAPAS DE UM PROJETO DE “UX DESIGN” OU “UI DESIGN”
1. Pesquisa e Planejamento
1. Pesquisa e Planejamento
1. Pesquisa e Planejamento

A fase de pesquisa atende principalmente ao UX Design, pois os seus entregáveis (Buyer Personas, RoadMaps, etc.) dependem de pesquisa de mercado, pesquisa com os stake-holders e principalmente com os usuários. O UI Design também também exerce ações de pesquisa, onde essas lhe servirão como referência para as composições dos seus layouts.  Por fim, nessa etapa é gerado o planejamento, cujo seu conteúdo é composto por diretrizes que balizarão todo o fluxo do projeto.

2. Prototipagem
1. Pesquisa e Planejamento
2. Prototipagem

A prototipagem é uma das mais fundamentais etapas de um projeto digital, onde nela faz-se um ensaio das principais interações do projeto, gerando assim uma oportunidade para eventuais correções de projeto ou a apresentação do produto antes mesmo da sua conclusão.

3. Criação, Conceito e Design de Interfaces
1. Pesquisa e Planejamento
3. Criação, Conceito e Design de Interfaces

Nesta etapa UI designer é chamado a fazer dupla com um diretor de arte, pois são dos dois as tarefas mais ligadas a parte visual do projeto. Nessa fase o diretor de arte se encarrega da criação e conceito, enquanto que o UI Design cuida do desenho das telas e de seus elementos de interação. O resultado disso podemos chamar simploriamente de o layout do projeto.

5. Apresentação e Testes
1. Pesquisa e Planejamento
5. Apresentação e Testes

Esta fase consiste na primeira apresentação do projeto ao cliente, onde na oportunidade será feita uma análise para descoberta eventuais pontos de correção e também a realização de testes com usuários que tenham uma real afinidade com o seu público-alvo, cujo o objetivo é captar as suas experiências durante as interações, buscando assim uma validação, ponto a ponto.

5. Revisões e Finalização
1. Pesquisa e Planejamento
5. Revisões e Finalização

Após os testes entra a fase de revisão onde eventuais pontos de melhorias serão implementados um à um e por fim, a finalização e entrega do projeto.